Saiba como fazer aromaterapia na sua casa

Precisando relaxar? Aprenda como usar a aromaterapia ao seu favor. 

A aromaterapia apesar de parecer algo recente, é uma técnica que foi muito utilizada na antiguidade. Ela serve para promover bem-estar e qualidade de vida, através da combinação de óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais. 

Esses óleos liberam aromas que estimulam partes do cérebro, ajudando a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma, resfriado e outros tipos de distúrbios psíquicos ou físicos. Além desse  procedimento ser realizado por profissionais, ele também pode ser feito em casa. Quer saber como? Continua lendo, que vamos te ensinar tudo direitinho!  

O que são óleos essenciais? Como eles são utilizados na aromaterapia?

Apesar do termo “óleo” assustar muitas pessoas, por causa da sua textura, os óleos essenciais não se encontram nesse senso comum! Isso porque, sua consistência e composição são excelentes aliados para a saúde da sua pele, podendo ser utilizados de diversas formas. Em uma massagem, por exemplo, esse produto é ativado pelos movimentos e atritos, liberando as propriedades através de seus aromas, proporcionando benefícios para o corpo e mente. 

Os óleos essenciais são extraídos de diversos componentes vegetais. No caso das plantas, as substâncias oleosas retiradas delas variam dependendo das características e singularidades da erva. Por conta disso, cada nota olfativa extraída se torna única.

O poder de cada fragrância:

Já é claro que cada fragrância que você usa consegue exercer alguns benefícios tanto para o seu corpo como para o ambiente. Dependendo de qual aroma você escolher, sua aromaterapia se torna algo mais objetivo e benéfico para a sua. Que tal conferir alguns desses benefícios? Vem com a gente:

  • Redução de estresse e ansiedade: alguns dos óleos essenciais mais famosos conseguem carregar ativos que relaxam e tranquilizam cada pessoa. Alguns deles são: lavanda, capim-limão, jasmim, camomila e rosa, eles acalmam o sistema nervoso, baixando a pressão arterial e diminuindo a frequência cardíaca. 
  • Concentração e disposição: para manter o ritmo da rotina em alta, com energia total, aromas como de limão, laranja, alecrim, manjericão, sálvia e hortelã-pimenta são super eficazes! Eles são famosos por revigorar os sentidos, aguçar a concentração, diminuir traços depressivos e, consequentemente, melhorar a concentração e desempenho do cérebro. 
  • Alívio da dor:  usada também em alguns tratamentos médicos, aromas de jasmim, eucalipto, alecrim e camomila são bem famosos por possuir propriedades eficazes no alívio da dor, tensão e inchaço. 
  • Fortalecimento do sistema imunológico: carregado de propriedades anti- inflamatórias, antivirais e antibacterianas, produtos como óleos de orégano, gengibre, eucalipto e olíbano conseguem ajudar no fortalecimento do corpo.
  • Melhora do sono: aromas de lavanda, camomila e ylang-ylang são perfeitos para um relaxamento da mente e do corpo. Eles conseguem induzir o sono durante a noite toda! 

Como relaxar em casa com a aromaterapia 

Agora que você já sabe os benefícios da aromaterapia, vamos te ensinar a reproduzir essa técnica de forma caseira! Para desfrutar dos seus benefícios sem sair de casa.

Pra ter um relaxamento eficaz, você pode usar essa terapia no ambiente com o auxílio de um difusor. Ele ajuda a dispersar a fragrância de forma gradual, evitando o excesso de estimulação olfativa. Com as notas ideais, espalhadas pelo ambiente, você também pode aproveitar esse mesmo óleo, ou outro, para massagear seu corpo e ter uma experiência completa.

Aqui vamos ensinar a fazer uma automassagem no pescoço, vem dar uma olhada:

1. Pegue um pouco do seu óleo essencial, aplique na palma da mão e espalhe;

2. Coloque duas ou três pontas dos dedos na parte de trás do pescoço, no encontro com os ombros;

3. Aplique pressão firme e segure no local;

4. Solte quando o músculo estiver mais relaxado;

5. Role os ombros para frente e para trás lentamente;

6. Repita três vezes.

Mesmo sendo super eficaz, essa técnica pode ser feita em outras áreas do seu corpo. Mas, para isso, faça um estudo e pesquisa certa para cada região. Aproveite das possibilidades!

Coloque a aromaterapia na sua rotina e aproveite os benefícios!

Após essa dicas, você tem tudo para colocar a aromaterapia na sua rotina. É muito importante tirar um tempinho para cuidar da sua saúde física e mental, você terá uma melhora na autoestima, qualidade de vida e, por consequência, aumentar seu bem-estar.

Não perca tempo, aproveite para separar um momento relax! 

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.