Dicas de cuidados com a pele no verão

Cuide-se para a melhor época do ano! 

O verão é a melhor época para se esbaldar no mundo e curtir cada momento como se fosse a primeira vez. Porém, essa “curtição” muitas vezes tem consequências que não podem ser legais. Ter cuidados com a pele no verão é essencial, já que esse órgão do seu corpo é o elemento mais afetado nessa estação. 

Com a exposição ao sol, a pele sofre impactos diretos do sol, por isso, os cuidados para essa parte do corpo precisam ser redobrados. Para aproveitar o feriado sem nenhum impedimento, trouxemos uma lista completa com alguns cuidados com a pele no verão. Assim, você terá informações fresquinhas para cuidar do seu corpo e curtir um dos melhores momentos do ano. 

O que a exposição solar causa na pele?

Antes de começarmos a falar sobre os cuidados com a pele no verão, é muito importante entender porquê esses cuidados são essenciais. Conheça as principais mudanças da exposição solar à sua pele: 

  1. Sua pele pode apresentar novas manchas, sardas e até rugas:

Áreas como rosto, mãos, braços, colo e ombros podem apresentar algumas manchas de coloração marrom durante o verão (tudo isso, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia). Isso pode ocorrer devido à exposição dessas regiões aos raios UVA e UVB, que causam a produção acelerada de melanina. 

Em relação às sardas brancas, elas acontecem devido a exposições prolongadas ao sol e aparecem com o passar da vida. Já o fotoenvelhecimento (favorece o surgimento de rugas e marcas) consegue ser acelerado devido também a esse contato com os raios solares. 

Existe apenas uma solução para esses problemas, seguir todos os cuidados com a pele no verão e em outros momentos da vida. 

  1. Acne Solar:

Mesmo se você não tiver muitas espinhas, em épocas de verão é possível observar algumas lesões que são as famosas acnes solares. O princípio dessas acnes também é a exposição solar. Esse contato com os raios solares aumentam o ressecamento da pele e influenciam a produção de sebo na derme, para recuperar essa oleosidade. Esse famoso efeito rebote é o maior influenciador no surgimento de acne solar. 

Para prevenir essas lesões o protetor solar é imprescindível, principalmente aqueles para pele oleosa.

  1. Mudança de cor e ressecamento:

Sendo a reação mais comum da pele com a exposição solar, a mudança de tom e ressecamento conseguem ser super perceptíveis quando sua pele começa a sofrer essas interferências. 

A mudança de cor, primeiramente, ocorre devido a inflamação da pele ocasionada pelos raios UVA e UVB, podendo gerar uma perda da capacidade de regeneração da pele (se não estiver protegida). 

Esse impacto dos raios solares na derme também contribuem para o ressecamento. Já que transpiramos mais com o calor, a nossa barreira cutânea perde água e a derme fica com um aspecto frágil e áspero.  

O protetor solar também é o agente mais eficiente nesse e em outros momentos do ano. 

Os principais cuidados com a pele no verão:

Agora que você entende sobre algumas das principais consequências que o verão pode causar à sua pele, entender sobre os cuidados da estação é super importante. Confira:

  1. Mantenha a pele limpa e hidratada:

Para um momento em que sua pele pode se encontrar sensível e ressecada, a hidratação e limpeza são características imprescindíveis. Se você já é uma pessoa que hidrata a pele com frequência, que tal dobrar esse hábito em sua rotina?

Um  costume comum que pode lhe ajudar muito é o banho. São indicados pelo menos 2 banhos ao dia para eliminar o suor e as impurezas superficiais. Em relação aos produtos de banho, opte pelos sabonetes ou óleos de limpeza suave, para o pós-banho, aplique um hidratante com textura leve no corpo todo. 

Esse também é um ótimo momento para utilizar os seus métodos comuns de hidratação, já que a pele está com os poros livres e recebem os ativos com mais facilidade. 

Beber bastante água também é um dos meios mais simples e eficazes para a hidratação, não abandone nunca esse hábito!

  1. Use protetor solar diariamente: 

Muitas pessoas têm o costume de usar protetor solar, mas você sabia que o mais indicado é utilizar esse produto todos os dias? 

Esse hábito evita o envelhecimento precoce da pele e o ressecamento, além de diminuir o desenvolvimento de doenças futuras. Com isso, é importante passar esse produto em toda a região do corpo que fica exposta ao sol, mesmo que você não passe por essa exposição todos os dias. 

O mais recomendado é utilizar um produto com FPS superior a 30 e proteção UVA e UVB, além de evitar a exposição ao sol entre 10h00 e 16h00. O ideal é fazer a aplicação 30 minutos antes de se expor aos raios solares, e garantir uma aplicação uniforme em todo o corpo. Faça a reaplicação do produto a cada duas horas ou no momento em que você entrar na água.

Além de prevenir as manchas e o ressecamento, essa rotina de proteção solar previne bastante o câncer de pele e garante uma pele saudável.

  1. Invista no betacaroteno: 

Já pensou em garantir um bronzeamento saudável e duradouro? Trouxemos a dica perfeita para você. Implementar uma alimentação com betacaroteno (cenoura, abóbora, mamão, maçã e outros)  irá favorecer sua produção de melanina, que é um pigmento natural que dá cor à pele. 

Aumentando de forma saudável a pigmentação da pele, o betacaroteno auxilia no tom alaranjado do bronzeado. Além disso, ele ajuda a minimizar os efeitos nocivos do sol e potencializa os cuidados da pele, já que possuem antioxidantes. 

Aposte em alimentos como: manga, melancia, acerola, cenoura, brócolis, beterraba, mamão, couve, tomate, abóbora, melão e maracujá.

  1. Evite a exposição solar quando se depilar: 

Para não comprometer sua depilação no rosto ou em outra parte do corpo, evite fazer esse procedimento enquanto estiver sofrendo exposição solar. Esse contato com as radiações solares pode causar manchas escuras na pele, principalmente se ela for feita com cera. A recomendação é que a depilação seja feita com 48 horas de antecedência à exposição solar. 

Mesmo se o seu procedimento for feito com laser, evitar a exposição ao sol é imprescindível, pois a pele fica super sensível e há maior probabilidade de manchas. 

Cuide de você mesmo!

Seguindo todos esses cuidados com a pele no verão, você terá um divertimento muito mais saudável e satisfatório e, além de tudo, manterá seu corpo saudável e da maneira certa. 

Prezar pelo seu bem estar é a melhor maneira de ter uma vida leve e tranquila, por isso, sempre escolha as melhores dicas e opções de produtos para complementar seus cuidados com a pele. 

Pense em você e viva uma vida mais leve!

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.