Conheça dicas práticas para cabelos oleosos

Se você sofre com cabelos oleosos, conheça algumas alternativas para tratar esse incômodo

É bem comum que homens e mulheres se queixem de problemas com cabelos oleosos. Nada mais é do que o resultado de um couro cabeludo que produz mais oleosidade que comumente é mais perceptível em mulheres, já que elas têm cabelos mais longos. Normalmente isso acontece por predisposição genética, em especial com quem tem os fios mais lisos, mas há diversos outros fatores que causam isso. 

Condições de clima, alimentação, alterações hormonais e até mesmo questões emocionais podem contribuir, então, para controlar a oleosidade dos fios é necessário seguir uma rotina de cuidados. Se você quer saber como cuidar melhor dos seus fios, continue a leitura.

Dicas práticas para de como cuidar de cabelos oleosos

  1. Cuide da sua alimentação

A produção do sebo está relacionada aos alimentos que você consome. Se o teor de gordura presente na comida foi alta, a intensidade da oleosidade dos cabelos será alta também, assim como no rosto. Por isso, é necessário ter atenção com os alimentos ingeridos, uma boa alimentação só traz benefícios, inclusive cabelos bem cuidados.

  1. Use produtos específicos para cabelos oleosos

Pode ser que o shampoo e o condicionador que você está usando esteja deixando o seu cabelo mais pesado. Por isso, é necessário usar produtos próprios para suas necessidades. Você pode procurar jaborandi, calêndula, chá verde e argila nos ativos do rótulo, já que eles são responsáveis por limpar o couro cabeludo e retirar o excesso do óleo.

  1. Evite banhos quentes

Você já ouviu falar que utilizar a água mais fria no banho ajuda a selar os fios, certo? Essa ação pode te ajudar também a controlar a oleosidade. A água quente dilata as glândulas sebáceas, o que contribui para uma maior produção e liberação de sebo, o que pode também pode levar ao aparecimento de caspas.

  1. Lavagem em excesso não vai te ajudar

Se você realizar essa prática, provavelmente a situação ficará ainda pior, pois pode ocorrer o efeito rebote, no caso, o seu organismo vai entender que é necessário produzir mais oleosidade para repor o que foi perdido. 

  1. Cabelos oleosos precisam de hidratação

Mais um momento que é necessário se atentar a produtos específicos e ter uma frequência certa, uma vez por semana é o suficiente. Use a máscara de hidratação apenas do corpo até a ponta, nunca na raiz. Leave-in, protetores térmicos e mais produtos capilares, sempre dê preferência a versões líquidas às cremosas, pois tendem a ser mais leves.

  1. Não esfregue o seu couro cabeludo

Esfregar a raiz não resolve absolutamente nada, o movimento intenso pode fazer com que as glândulas produzam maior sebo. Dessa forma, o ideal é que você massageie levemente o couro cabeludo e esperar que o shampoo possa agir em torno de 3 a 5 minutos.

  1. Não use condicionador na raiz

Os condicionadores auxiliam na hidratação do cabelo, então, a sua grande maioria, contém óleos na sua composição, de toda forma, não quer dizer que pessoas que tenham cabelos oleosos devam deixar de usar o condicionador, mas é importante ter o cuidado de não passar o produto na raiz. Atente-se em enxaguar bem para não deixar nenhum resíduo de produto.

  1. Evite passar a mão nos cabelos

Nossos dedos têm oleosidade, além de todos os resíduos que ficam nela, então evite passar a mão no cabelo toda hora.

  1. Avalie as dicas caseiras

Existem muitas dicas caseiras que prometem acabar com os cabelos oleosos, mas é preciso ter atenção ao que se usa, como por exemplo: vinagre de maçã, esse produto, como qualquer outro, pode causar uma inflamação e aumentar a oleosidade.

  1. Não durma de cabelo molhado

Sabemos que com a correria do dia a dia, às vezes, precisamos dormir com o cabelo molhado, mas é necessário evitar essa prática, já que deixa a raiz úmida, o que aumenta a oleosidade e há maior absorção de impurezas.

Tenha fios mais saudáveis

É essencial seguir as dicas para um cabelo livre de oleosidades. Aposte em produtos de qualidade que te certifique da sua procedência. Além de cabelos menos oleosos, você terá um cabelo muito mais saudável. Se você sofre com esses incômodos, comece a seguir essas dicas o quanto antes.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.