Argila branca: como utilizá-la a favor da sua saúde?

Conheça mais desse cuidado natural.

A argila, de forma geral, é um dos produtos mais conhecidos para cuidados estéticos e cada uma tem seus benefícios, hoje vamos falar sobre a argila branca e como podemos utilizá-la. Ela é uma ótima opção para tratamentos naturais, seja para a pele ou até mesmo para o cabelo. 

As vantagens da argila branca são devido a sua composição rica em minerais, sendo extraída da decomposição de rochas sedimentares sílico-alumínicas, isso quer dizer que ela tenha em alumínio, sílica, caulinita, manganês e magnésio. Entre as outras argilas disponíveis, a branca é a mais leve, já que tem o seu pH próximo ao da nossa pele, por isso, pode ser usada por todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis. 

Para você saber como aproveitar ao máximo os benefícios desse produto e incluí-lo na sua rotina de skincare, continue lendo o conteúdo.

Para que serve a argila branca?

Os benefícios estão relacionados aos compostos que estão presentes no produto. Os sais minerais como ferro, sódio e potássio estimulam a oxigenação celular e promovem maior equilíbrio dos elétrons nas células dérmicas, colaborando com a hidratação da pele e retenção lipídica, que regula a produção sebácea.

O alumínio é um composto antioxidante e vai contribuir no combate aos radicais livres, que previne o estresse oxidativo que é que causa o envelhecimento das células.

Absorve a oleosidade

As particularidades da argila branca realizam um papel importantíssimo na regulação sebácea, o que contribui na absorção do excesso de lipídios da derme, mas não se preocupe, também evita que a pele fique ressecada.

Revitalização da pele

Uma das propriedades da argila branca tem função adstringente e purificante, o que contribui na absorção de sais minerais da pele. Também apresenta ação antisséptica e cicatrizante, o que contribui bastante para diminuir as inflamações na pele. Por fim, ela regenera a célula e consequentemente, contribui na suavização da flacidez facial.

Clareamento de manchas

Um dos benefícios da argila branca é o clareamento de manchas e a uniformização do tom da pele, isso acontece pelo peeling superficial que o produto proporciona. Ajuda na eliminação das células mortas e também promove a renovação celular.

Trata a acne

Devido a sua propriedade de regulação lipídica, a argila branca ajuda no tratamento a acne e por conta da ação cicatrizante e antibacteriana do alumínio, ajuda a reduzir a constância do aparecimento da acne.

Efeito antioxidante

Devido a presença do manganês na composição, a argila branca tem efeito antioxidante. Esse sal mineral evita a ação dos radicais livres, que contribuem para a degradação celular.

Ação calmante

Por seu pH neutro, a argila branca tem efeito calmante, já que faz com que ela tenha uma absorção mais harmoniosa com a derme e a torna indicada para peles sensíveis.

Como usar a argila branca?

Ela pode ser usada no rosto, corpo e cabelo, além de pura, ela pode ser associada a óleos essenciais. Como há possibilidade de uso, é importante saber usá-la corretamente em cada local para poder obter seus benefícios. 

É de extrema importância fazer o teste alérgico, independente do local que será aplicada. Misture um pouco da argila com água e aplique no pulso, deixe agir por 10 minutos, caso apresente reação alérgica, como vermelhidão ou coceira, é recomendado não usar.

Como usá-la no rosto?

O uso mais comum da argila branca é como máscara facial. Você pode comprar a argila branca em pó ou pronta para aplicação. O primeiro passo é lavar o rosto com seu sabonete facial. Em um recipiente, misture a argila branca em pó e a água mineral ou água termal aos poucos, até finalizar em uma consistência de pasta. Aplique no rosto e garanta que há uma camada grossa, evite aplicar na região dos olhos e da boca. Deixe agindo por 15 a 20 minutos e não deixe que fique completamente seca no rosto. Ao passar o tempo indicado, remova a máscara com água fria, lave o rosto e aplique um sérum ou hidratante. 

Esse processo pode ser realizado uma vez na semana, para peles oleosas, podem ser até duas vezes por semana.

Como usá-la no corpo?

Podendo ser usada em tratamentos corporais, principalmente quando o objetivo é clareamento da axila e amenização das estrias. O processo de preparo e uso é exatamente igual a máscara facial. Caso você esteja tratando estrias, após enxaguar, aplique um hidratante ou óleo corporal em seguida.

Como usá-la no cabelo?

A argila branca também é uma ótima solução como máscara capilar. A preparação acontece igual as formas acima, mas a aplicação é feita com o cabelo úmido e massageando diretamente no couro cabeludo, logo após, deixe agir em torno de 20 minutos. Na hora de remover, não esfregue no corpo do cabelo, deixe escorrer pelo fio. 

Entre os benefícios, estão: aumento de brilho e maciez, ajuda no controle da oleosidade, ajuda na hidratação capilar e combate às toxinas presentes. A argila branca tem a função antirresíduos para o tratamento capilar, além de proporcionar uma leve esfoliação, que auxilia na caspa e dermatite seborreica.

Comece o seu tratamento natural

Após conhecer todos os benefícios da argila branca e saber como usá-la, temos certeza que você está pronto para aproveitar todas as vantagens que esse tratamento natural pode oferecer. É importante optar por argilas produzidas por empresas registradas na Anvisa, para saber a procedência do produto.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.