Fragrâncias: entenda seus diferentes tipos

O mundo da perfumaria é incrível! 

Os perfumes são objetos que estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Como um realçador muito forte da personalidade, as fragrâncias conseguem se adaptar muito bem a qualquer tipo de pessoa, mas é super importante que você faça a escolha certa em relação aos seus gostos e vivências. Assim, sua marca será deixada em todos os lugares que você passar. 

Cada vez mais, os perfumes vem possuindo muitas variedade e tecnologias. Os ativos naturais são a aposta da vez! Sendo uma tecnologia sustentável e ecológica, apostar nessas fragrâncias mais trabalhadas fará com que você se sinta cada vez mais seguro com seus perfumes e as marcas que são deixadas no seu dia a dia. Com isso, entenda melhor sobre os diferentes tipos de fragrâncias que irão se adequar ao seu estilo e que serão a escolha certa para o seu dia a dia. 

Para começo de conversa, conheça as notas de uma fragrância!

Para falar sobre a formação de um essência, é essencial que exista uma conversa sobre as notas de um perfume, pirâmide olfativa e famílias olfativas. Esses conceitos são essenciais para quem quer conhecer mais sobre esse mundo. 

As notas olfativas são as bases responsáveis pela essência de todo aroma. Elas também conseguem definir como o perfume vai ser sentido por quem está usando. Por exemplo, é muito comum que uma fragrância se apresente de diferentes formas desde o momento que foi aplicado até a hora que ele perde a fixação na pele. Em ordem de duração, as notas podem ser definidas como: notas de saída ou de cabeça, de coração ou de corpo e de fundo ou de base. Entenda melhor sobre esse tópico!

As notas de um perfume

A classificação das notas se dá de acordo com a ordem de evaporação e “apresentação” de cada tom. As classificações são: 

  • Notas de saída ou de cabeça: são os toques mais voláteis e primeiras notas a serem sentidas. Durando apenas poucos minutos, cerca de 5 a 10, elas são responsáveis pelas primeiras impressões do perfume. Costumam ser leves e frescas. 
  • Notas de corpo ou de coração: essas são as que dão personalidade para o aroma e que evaporam mais lentamente. Esses tipos de notas começam a ser percebidos quando o perfume começa a ser absorvido. Elas normalmente possuem características florais e frutais, podendo durar de 2 a 6 horas. 
  • Notas de fundo ou de base: é a parte que mais fixa no corpo e que dá personalidade ao perfume. Podendo durar até 8 horas, essas notas conseguem dar peso e calor à fragrância. Normalmente são amadeiradas, especiadas ou resinadas. 

Família olfativa e pirâmide olfativa

Você já conhecia esses dois conceitos importantíssimos? 

A pirâmide olfativa é composta pelas notas olfativas, que são classificadas pelo tempo de evaporação. É basicamente uma forma mais resumida de explicar os componentes de uma fragrância.

No caso da família olfativa, estas são definidas de acordo com as notas dominantes de um aroma. Por exemplo, se um perfume tem alguns toques amadeirados que marcam toda a sua fragrância, muito provavelmente ele fará parte da família dos amadeirados. Devido à sua predominância de toques amadeirados. Um perfume também consegue fazer parte de mais de uma família olfativa. 

As principais famílias olfativas de uma fragrância 

As mais conhecidas e que estão presentes na maioria dos perfumes são: floral, frutal, cítrica,  amadeirada, oriental, aromática e a chipre. Conheça todas elas!

  • Floral: como já está no nome, essa família é marcada pelo aroma de flores em sua composição. Normalmente, os perfumes dessa família são mais relacionados ao público feminino, mas existem muitas opções voltadas para o mundo masculino também! As notas mais comuns dessa família são: lavanda, gardênia, rosa, cravo, lírio, orquídea, peônia, jasmim e outras. 
  • Amadeirada: os amadeirados são caracterizados por possuírem um toque mais marcante e característico. Podendo ser intensos ou até mais frescos, eles também são famosos por serem super característicos e elegantes, tendo como sua maioridade o público masculino. Algumas notas mais famosas dessa família são: cedro, musgo, pinho, eucalipto, cipreste e bambu.
  • Cítrica: vindo de componentes mais “ácidos”, as fragrâncias desta família estão mais relacionadas com os climas mais quentes, sendo mais refrescantes e leves. É super comum encontrar perfumes unissex nessa seção. Notas mais encontradas nas fragrâncias cítricas são: limão taiti, limão siciliano, bergamota e laranja.
  • Frutal: o aroma das frutas é perfeito e conquista toda essa família! Sendo um tipo de aroma predominantemente feminino. As notas mais aparentes nessa sessão: lichia, romã, amora, morango, ameixa e framboesa.
  • Oriental: Sendo considerada como uma família super exótica, quente e cheia de especiarias, ela é perfeita para quem quer marcar presença e ser destaque por onde passar. Normalmente os perfumes dessa família são relacionados a sensações mais intensas e misteriosas. As principais notas dessa família são: canela, cravo, almíscar, âmbar, incenso, noz moscada e anis.
  • Aromático: marcado por um mix de flores e ervas, essas notas são famosas por trazer sensações de modernidade, sofisticação, frescor e um toque de sedução. Com perfumes majoritariamente masculinos, as notas mais frequentes são: alecrim, hortelã, erva doce, manjericão e entre outros. 
  • Chipre: mesmo sendo pouco conhecida, a família chifre é carregada de características únicas. Sendo uma harmonia entre o cítrico e amadeirado, essas fragrâncias são famosas por serem marcantes, poderosas e elegantes. Notas comuns nessa família são: musgo de carvalho, patchouli e laranja cravo.

Agora você tem as dicas perfeitas para escolher sua fragrância! 

Agora você tem todas as dicas para complementar seu dia a dia com o aroma perfeito! 

Escolher a fragrância ideal é a melhor maneira de complementar seu dia a dia e trazer mais da sua personalidade para todos os lugares que você visitar. Confira nosso catálogo e veja as melhores opções para você

Com linhas completas que podem ser separadas por notas e famílias, trazemos em todos os nossos produtos uma visão bem ampla e descritiva de cada fragrância. Escolha a sua e arrase! 

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.