Entenda o que é a pirâmide olfativa de um perfume

Tudo sobre o mundo das fragrâncias! 

O mundo dos perfumes é algo incrível e cheio de características únicas. Para formular uma fragrância é necessário muito estudo e conhecimento de conceitos super complexos. A pirâmide olfativa é um desses assuntos que parecem difíceis, mas de perto, é um conteúdo super útil e até fácil de ser entendido. 

É comum que muitas pessoas tenham dificuldade para entender esse conteúdo. Com isso, trouxemos as melhores explicações para que você tenha acesso total aos conceitos da pirâmide olfativa. Para apreciar melhor os melhores perfumes e fragrâncias, fique ligado nesse assunto incrível! 

O que é uma pirâmide olfativa? 

Basicamente, uma pirâmide olfativa foi a forma encontrada para classificar as famílias olfativas de uma fragrância  e destacar as notas de um perfume. Você sabia que um perfume pode ter mais de 150 ingredientes? 

Devido a essa gama de possibilidades, a pirâmide olfativa existe para que consigam ser identificadas as notas que mais se destacam no aroma. Assim, quando as notas forem destacadas, é possível evidenciar com mais facilidade as fragrâncias e classificar o perfume na sua família. 

Entenda as divisões da pirâmide olfativa

Cada aroma é dividido por 3 grupos distintos, que são classificados de acordo com o peso molecular de cada nota em destaque. Na criação do produto, é possível manipular os ingredientes para que o seu perfume tenha uma fragrância destacada, mas não existem regras para essa formulação, tudo varia de acordo com o objetivo do perfumista. 

A divisão é composta da seguinte maneira: 

  1. Notas do topo: são os toques mais leves, com menor peso molecular e mais voláteis. Normalmente são aquelas que são as primeiras a serem sentidas, caracterizadas pela ‘explosão’ aromática. Porém, também são aquelas que evaporam mais rápido. Exemplos: os toques cítricos e verdes.
  2. Notas do meio: são as notas com peso molecular maior, mas que só aparecem um tempo depois da aplicação na pele. Normalmente são os toques que trazem personalidade ao perfume. Exemplo: notas florais e frutados.
  3. Notas de fundo: são as notas que permanecem por mais tempo do que as outras. O peso dessas notas é mais pesado e costumam ser menos voláteis. Esses são os cheiros mais “intensos” e que são sentidos após um tempo da aplicação. Exemplos: amadeirados e ambarados. 

Conheça o objetivo do seu perfume

Como já falado, cada perfumista define bem o objetivo do seu perfume, uns duram mais no corpo, outros duram menos, mas cada tipo de produto traz uma característica única. Por exemplo, os tons cítricos e naturais são famosos por terem o objetivo de trazer um ar mais leve e natural para o perfume, os amadeirados são famosos por fixar mais e trazer “presença” pro aroma. 

Com o objetivo definido, o perfumista irá manipular os ingredientes para que o perfume fique do seu jeito e com uma forma única. Como já falado, quanto mais ingredientes, mais rápido o perfume evapora, então, os ingredientes devem ser devidamente escolhidos. 

Consigo fazer com que o perfume dure mais tempo?

Depois de entender melhor sobre todos esses conceitos da pirâmide olfativa, muitas começam a se perguntar ”O que fazer para o perfume durar mais tempo?”. Mesmo com uma variedade de características e opções, é comum que o público sempre procure por um perfume com uma boa fixação. 

Não existe um componente que sirva como “fixador”, mas existem algumas coisas que você pode fazer para que o aroma dure mais no seu corpo. Veja algum desses truques: 

  • Hidratar a pele antes da aplicação;
  • Não gerar atrito na região que foi aplicada;
  • Para um aroma mais explosivo, concentre o perfume em regiões quentes do corpo (onde tem mais circulação);
  • Para uma duração maior, escolha os lugares mais frios como o antebraço e o colo do peito.

Agora você já sabe o essencial sobre a pirâmide olfativa! 

Depois de entender sobre esses diversos assuntos, você está mais próximo do mundo das fragrâncias! Agora você conseguirá ter mais conhecimento sobre os melhores perfumes e aqueles que mais se adequam ao seu gosto

Escolher uma fragrância que lhe represente é super importante! Assim você consegue deixar sua marca em todos os cantos e se expressar melhor em qualquer lugar que você frequentar. 

Aproveite esse mundo tão variado! 

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.