4 esfoliantes caseiros naturais

Já falamos por aqui  sobre a importância de cuidar da pele e esfoliar o rosto semanalmente, para garantir a eliminação de células mortas e também da gordura facial, deixando os poros livres para a respiração. Se você quer manter uma pele jovem e saudável, não pode esquecer essa dica, hein?

Ao invés de usar cosméticos com esfoliantes sintéticos na composição (saiba mais sobre os esfoliantes naturais) hiperlink 2, que tal preparar em casa o seu produto, de forma natural e simples? Selecionamos quatro receitas fáceis e práticas para você incluir na sua rotina de beleza.

ESFOLIANTE DE BICARBONATO DE SÓDIO

Benefícios: Além das propriedades de limpezas em várias áreas, o bicarbonato de sódio é também um excelente esfoliante e clareador de manchas, inclusive aquelas deixadas por acnes.

Preparo:

– Bicarbonato de sódio;

– Creme de limpeza facial (tipo adstringente, por exemplo);

– Água.

Misture aproximadamente uma colher de sal de bicarbonato de sódio ao seu creme de limpeza facial ou adstringente. Caso não possua um creme de limpeza, você pode juntar o bicarbonato apenas com a água, formando uma pasta. Massageie a pele por 3 minutos e deixe  agir durante 10 minutos. Enxágue em seguida e repita este processo por três dias, durante uma semana (dias intercalados).

ESFOLIANTE DE AÇÚCAR E MEL

Benefícios: A ingestão de açúcar em excesso faz mal ao organismo, porém, a mistura de açúcar granulado com mel é um poderoso esfoliante que pode ser facilmente preparado em casa e garante resultados nutritivos e rejuvenescedores para a pele.

Preparo:

– 1 colher de chá de açúcar granulado;

– ½ colher de chá de mel;

– Suco de meio limão fresco.

Basta misturar todos os ingredientes num recipiente, até que fique uma mistura homogênea. Se a mistura ficar mole demais, pode-se adicionar mais açúcar granulado. Em seguida, aplique o esfoliante e massageie de 3 a 5 minutos. Mantenha a mistura sobre a pele por 10 minutos e depois lave bem o rosto. Este processo pode ser repetido também três vezes por semana, em dias alternados.

ESFOLIANTE DE CAFÉ

Benefícios: Por causa do ácido cafeico, o esfoliante natural de café é um anti-inflamatório e antioxidante, que neutraliza os radicais livres que possam causar danos oxidativos nas membranas celulares e no DNA. Além disso, ele ajuda a aumentar a produção de colágeno.

Preparo:

– 1 colher de sopa de café em pó;

– 1 colher de sopa de azeite de oliva ou água.

Para preparar, misture o pó de café com o azeite (ou água) até formar uma pasta. Com a composição pronta, aplique sobre a pele e esfregue, massageando de 3 a 5 minutos. Aguarde cerca de 10 minutos e depois lave bem o rosto. Caso você prepare o esfoliante com água, após a remoção do produto do rosto é recomendável a aplicação de um creme hidrante para garantir que a pele não ficará ressecada, pois o azeite é um excelente hidratante natural.

ESFOLIANTE DE AVEIA

Benefícios: Além de ser capaz de acalmar os poros, o esfoliante natural de aveia remove toda a sujeira e limpa a pele suavemente. Para quem tem a pele sensível, esse esfoliante é perfeito!Ele é também muito poderoso para curar e combater a acne.

Preparo:

– 1 colher de sopa de aveia em grão;

– ¼ de colher de chá de sal;

– 1 colher de chá de água ou azeite.

Comece misturando a aveia com o sal, para aumentar as propriedades esfoliantes da aveia. Adicione a colher de água ou azeite em seguida. Aplique sobre a pele, massageie o rosto em movimentos circulares por 3 minutos e depois deixe descansar por cerca de 10 minutos. Enxágue e repita o processo duas ou três vezes por semana, em dias alternados.

Agora é só incluir uma dessas receitas na sua rotina de cuidados e manter a pele bonita e saudável  por mais tempo. Compartilhe essas dicas com os amigos!

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.