Você sabe por que é melhor escolher cosméticos veganos?

O uso de produtos veganos vem crescendo no mercado cosmético atrelado aos conceitos de preservação do meio ambiente, do aumento pelo interesse em uma vida mais saudável e de proteção aos animais. Ao optar pelo uso de cosméticos contendo ativos veganos temos a consciência de estar utilizando um produto onde seus ingredientes não são de origem animal, nem foram testados em animais, e desta forma, não estaria contribuindo para a continuidade dos testes de laboratório em animais, nem ao uso de insumos derivados de animais que para sua obtenção costumam ser cruéis e levá-los a maus-tratos

Um alternativa está na substituição de produtos de origem animal por outros de origem vegetal. Podemos citar, por exemplo, um ingrediente muito comum utilizado na indústria de cosméticos: a cera de abelha, usada na produção de batons e outras maquiagens e produtos cosméticos. A cera de abelha é um produto desenvolvido dentro da colmeia pelas abelhas operárias com idade entre 12 e 18 dias, utilizada para a construção de toda a estrutura de armazenamento de alimento e de reprodução da colônia. Deste modo, ao usar produtos contendo a cera de abelha estamos retirando um item  essencial para sua manutenção.

A cera de carnaúba, encontrada em abundância na natureza, tem propriedades físico-químicas muito semelhantes as da cera de abelha, podendo ser substituída facilmente nos produtos cosméticos. A cultura da carnaúba é um perfeito exemplo da utilização sustentável dos recursos naturais, não agredindo o meio ambiente em nenhuma das etapas do seu processo. Na produção da cera bruta, a água é utilizada como solvente, fazendo com que a extração de cera de carnaúba se constitua em uma atividade econômica muito importante para os estados nordestinos, sem causar qualquer dano ambiental, uma vez que as folhas retiradas para a extração do pó são renovadas, naturalmente, para a safra seguinte.

Assim, observa-se que a escolha por cosméticos, por exemplos batons, que utilizem a cera de carnaúba em sua composição, traz inúmeros benefícios para você e para o meio ambiente.

E você, sabe como é feito o seu batom?

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.