Descubra tudo sobre as pirâmides olfativas

Para aproveitar bem a experiência de aplicar um perfume é essencial entender sua anatomia. Assim, ao aplicá-lo na sua pele, há uma evolução e alteração de odor e observa-se que nos primeiros minutos ele possui uma característica, depois muda um pouco ou totalmente. Isso se deve à forma como o perfume é construído e também, é claro, a conceitos químicos.

A Pirâmide Olfativa é um tipo de nomenclatura utilizada para classificar as fases sensoriais e aromáticas de um perfume. A partir dela torna-se mais fácil entender as suas composições, fazendo com que possamos saber quais as essências estão presentes na fragrância e quais permanecerão por mais ou menos tempo na pele.

De acordo com a pirâmide olfativa, uma fragrância possui notas de saída, notas de corpo e notas de fundo. Nota é o termo empregado para definir a essência. Elas podem ser amadeiradas, orientais, florais, aquáticas, doces, cítricas e cada uma delas são mais apropriadas a um determinado sexo, idade ou estação do ano.

Notas de saída

São as primeiras notas que sentimos ao utilizar o perfume, aparecem imediatamente após borrifar o produto e são caracterizadas por serem extremamente voláteis, ou seja, muito leves. Costumam ser compostas por essências frescas, marinhas, cítricas e verdes, como o limão, a laranja, a lavanda, o pinho, o eucalipto, a mandarina e a bergamota ,que são extremamente voláteis e evaporam totalmente entre 5 a 15 minutos após a aplicação e representam de 10% a 20% da fórmula do fragrância.Por isso, ao experimentar um perfume recomenda-se aguardar alguns minutos para que se possa então identificar as notas de corpo que caracterizam o aroma principal. Assim, quanto mais fresco o perfume mais voláteis são suas notas, razão pela qual seu aroma dura menos tempo.

Notas de corpo 

Normalmente são fortes e se fixam por um tempo maior do que as notas de cabeça. A partir dos 15 primeiros minutos, surge a nota de corpo, que permanece na pele no período de 15 minutos a 4 horas. Correspondendo a cerca de 40% da formulação da fragrância e é conhecida como a alma do perfume, a personalidade ou tema principal. São utilizadas essências menos voláteis e mais pesadas, como o tomilho, o cravo, aldeídos, cominho, lavanda, jasmim, rosa, pimenta e outras especiarias.

Notas de fundo 

Ao final do período de 4 horas, temos as notas de fundo que possuem peso molecular mais alto e assim são menos voláteis. Esse é o aroma que se difunde pela epiderme e corresponde a cerca de 40% a 50% da formulação da fragrância. São utilizados aromas como dos óleos essenciais de notas amadeiradas como vetiver, resinas como sândalo e alguns de origem animal como musk e almíscar. Esta nota de fundo tem duração de até 8 horas na pele e mostrará qual será a fragrância que ficará na pele.

Agora que você já sabe tudo sobre as famílias olfativas, conta pra qual a sua preferida?

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.