Conheça os benefícios dos óleos vegetais

Escolher cosméticos com ativos naturais vem sendo cada vez mais a opção de muitas pessoas que desejam utilizar produtos que contenham menos ativos sintéticos e com isso consigam cuidar do corpo sem que estes produtos tragam algum risco a saúde.

Um ingrediente muito comum em cosméticos como hidratantes, condicionadores e óleos corporais, é o óleo mineral, conhecido também por óleo base, parafina líquida, óleo branco ou vaselina líquida. Este ingrediente é obtido do petróleo bruto a partir de um processo chamado destilação. Assim como outros óleos, nos cosméticos este ingrediente tem a função de trazer hidratação a pele, do couro cabeludo e dos fios, e em alguns casos até mesmo no combate a caspa. Mas apesar dos benefícios, por ser um óleo sintético derivado do petróleo, o óleo mineral pode trazer alguns malefícios à saúde.

Em alguns estudos, foram verificados casos de câncer relacionados à exposição prolongada ao óleo mineral, devido a presença em sua composição de  hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que apresentam potencial cancerígeno alto, assim como também foram relatados casos de danos aos pulmões pela inalação prolongada a este ingrediente.

Em alternativa ao óleo mineral, é possível optar por produtos com ativos naturais, que em substituição a este ingrediente utilize óleos de origem vegetal, como o óleo de coco, óleo de jojoba, óleo de abacate e óleo de amêndoas. Estes óleos trazem diversos benefícios a pele, como hidratação, umectação e até mesmo prevenção de rugas. Eles apresentam uma composição rica em ativos, como vitaminas, proteínas, enzimas de ação antioxidantes, ativos com poder anti-inflamatórios, cicatrizantes, que podem variar de acordo com a espécie vegetal ao qual este foi extraído.Por se tratarem de ingredientes de origem 100% natural não trazem riscos a saúde e também reduzem possíveis reações alérgicas em pessoas com maior sensibilidade.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.