Mindfulness para melhorar a sua qualidade de vida

Também conhecida como atenção plena, a técnica é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento, propondo um estado de “consciência plena”. A abordagem mindfulness sugere uma nova interação com qualquer coisa que aconteça na nossa vida, de maneira mais consciente, assertiva e aberta, baseada na aceitação da nossa experiência e não na reação a experiência em si. Assim, é possível desenvolver o controle das nossas reações e escolhas, novas maneiras de encarar a vida, enfrentar os desafios na vida pessoal e profissional, e até mesmo lidar com dor a depressão, o stress e as dores crônicas.

 Mas como isso é possível?

Quando aceitamos as condições naturais da vida, criamos a habilidade de responder a essas condições de maneira mais criativa e funcional. Para conseguir colocar em prática, é preciso aprender a estar consciente (mindful) e atento às nossas respostas e reações, que é o que propõe os treinamentos em mindfulness.

Na prática, o treinamento atua em conjunto, integrando mente e corpo, permitindo que as pessoas modifiquem a maneira como elas agem diante dos acontecimentos do dia a dia, alterando a forma de pensar, sentir e atuar sobre as próprias experiências. É preciso muita disciplina e perseverança, especialmente no mundo de hoje, onde temos a impressão de que falta tempo para tudo. O resultado? Estamos cada vez desconectados de nós mesmos, cheios de atividades, obrigações, responsabilidades…levando ao constante sentimento de opressão, característico do considerado “mal do século”, nos deixando presos a pensamento negativos, ansiosos ou depressivos.

Nossos pensamentos misturam-se entre passado e preocupações futuras, oscilando entre remoer o passado e preocupar-se com o futuro. O objetivo é libertar as pessoas do condicionamento automático dos padrões mentais, que fazemos sem estar atentos.

Com a meditação Mindfulness é proposta uma volta a si mesmo, despertando a consciência e atenção aos nossos atos, mudando a maneira como agimos, sentimos, vivemos e nos relacionamos. Nossa mente é condicionada a buscar experiências positivas e evitar o que é tido como negativo. Porém, as sensações negativas também fazem parte da vida, e a incessante busca pela felicidade, pode criar um estado persistente de infelicidade ou estresse  na relação em como as coisas realmente são.

A finalidade é aumentar o estado de consciência, permitindo que fiquemos atentos às nossas experiências vividas. O que importa é o aqui e agora. Saber reconhecer a realidade como ela é, sem distorções mentais, reações, interferências, avaliações emocionais automáticas.

Estes exercícios de meditação permitem traçar uma relação entre nossos pensamentos, emoções e opiniões de maneira mais flexível e racional, com o uso de determinadas técnicas para nos mantermos centrados e focados, levando a consciência de que pensamentos, emoções e respostas corporais muitas vezes são ativados de modo inconsciente, através da maneira natural que a nossa mente está acostumada a operar, com pensamentos incessantes, onde muitas vezes remoemos coisas do passado ou ficamos ansiosos com projeções futuras.

Com a mindfulness é possível mudar os padrões de comportamento e reações que estamos acostumados, para começar a viver uma vida mais centrada e focada no presente, na real sensação que nos acomete, de modo aberto, gentil, assertivo e, principalmente, com aceitação, dando atenção ao que é positivo e belo na vida, mesmo em situações estressantes que, freqüentemente, fazem parte do nosso cotidiano.

Que tal ver a vida com um olhar diferente, apreciando a beleza das coisas simples, independente de vivenciarmos sensações de prazer ou desprazer?

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