Esfoliantes naturais e seus benefícios

Todos nós já ouvimos falar ou já utilizamos os cosméticos chamados de esfoliantes. Eles funcionam como uma microabrasão, retirando as células mortas, melhorando a textura da pele através de micropartículas sólidas contidas nestes cosméticos, que ao serem friccionadas sobre a pele ajudam na renovação celular, resultando numa pele mais macia, uniforme, sedosa e pronta para hidratação. Os produtos esfoliantes apresentam diversas versões ,tais como: cremes, sabonetes (líquidos ou em barra), misturados com óleos corporais, buchas de banho e até cremes em gel.

Estas micropartículas responsáveis pela ação esfoliante destes produtos podem ser de origem natural ou sintética. As de origem sintética são conhecidas como Microbeads, microesferas de plástico bem pequenas, geralmente menores que dois milímetros, e que em sua composição geralmente incluem polietileno (PE) ou polipropileno (PP), tereftalato de polietileno (PET), metacrilato de polimetilo (PMMA) ou nylon. Porém, estas microesferas não são biodegradáveis e levam milhares de anos para serem degradados na natureza. Como são partículas minúsculas, pedaços de plástico do tamanho de grãos de sal, elas descem pelos rios e neste percurso absorvem toxinas, como o óleo de motor e inseticidas, e vão em direção ao oceano. Devido ao seu tamanho, não são removidas facilmente por estações de tratamento de esgoto e escorrem para o mar, entrando na cadeia alimentar. Essas esferas contendo toxinas absorvidas são consumidas por organismos marinhos, como mariscos, caranguejos, peixes, e estes depois consumidos por humanos.

Uma forma de ajudar o meio ambiente, é optar por cosméticos que contenham em sua formulação ao invés dos microbeads, os esfoliantes naturais, que são produtos biodegradáveis e não agridem a natureza, assim como não são nocivos à nossa saúde. Já existem no mercado diversos cosméticos com formulações contendo este tipo de alternativa, que podem ser desde sementes de plantas trituradas, como o maracujá, a linhaça, o café e até as amêndoas moídas. Também são utilizados produtos como açúcar, o sal, o farelo de arroz, a sementes de painço, a farinha de aveia, assim como folhas desidratadas e trituradas, que podem ser utilizados como esfoliantes alternativos.

Gostaram das dicas? Que tal incluir os ativos naturais na sua rotina de cuidados?

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.