Conheça os aromas que melhoram o seu bem estar

Os aromas certos têm propriedades terapêuticas e podem mexer com você, trazendo uma sensação de relaxamento ou até ajudando a despertar naqueles dias de preguiça. Cada fragrância é responsável por uma sensaçãoEles constituem o nosso contato mais íntimo com a natureza e têm o poder de nos predispor ao sono, ao repouso, ao estado de alerta, à criatividade, à irritabilidade e à criação, dentre outros, pois o olfato é o mais antigo e talvez o mais desconhecido dentre os sentidos desenvolvidos pelo homem.

As substâncias odoríferas desprendem partículas que são carregadas pelo ar, e estimulam as células nervosas olfativas; tal estímulo é suficiente para desencadear outras reações, entre elas a ativação do sistema límbico, ou seja, da área cerebral responsável pela olfação, memória e emoção. Desta forma, têm-se os processos de cura da aromaterapia.

Os óleos essenciais têm o poder de alterar o humor e as emoções de quem os inala. Como bastam alguns minutos para que nosso cérebro reaja aos efeitos dos óleos, é possível, por exemplo, que uma pessoa triste se perceba rapidamente mais animada e que alguém agressivo se sinta mais calmo em pouco tempo.

Há aromas indicados para o ambiente de trabalho e outros perfeitos para casa. Veja os detalhes:

Para espantar o sono

Quando o sono parece ser seu maior inimigo, aposte em cheiros como dos óleos de cravo, pimenta,  baunilha, rica em vanilina e a canela que tem entre seus principais constituintes eugenol e ácido cinâmico, dentre outros;são utilizados para reduzir o estresse e conhecidos popularmente por seus poderes estimulantes. Essas opções ajudam a despertar. 

Para  aumentar o ânimo 

Caso esteja querendo revigorar e ter mais ânimo para encarar as tarefas do dia, use também óleo de gengibre que possui como principais constituintes: pineno, canfeno e cineol, é considerado um excelente estimulante mental e psicológico, proporciona ao usuário mais determinação e autoconfiança, ou o óleo de alecrim que possui como principais componentes: pineno, limoneno, linalol, eucaliptol, borneol, canfeno e terpineol. É usado principalmente para cansaço mental, fraqueza geral e perda de memória.

Para aumentar a Criatividade 

Depois de acordar e ficar bem disposto, é hora de partir para o trabalho e colocar a cabeça para funcionar. Se você quiser estimular a criatividade, escolha cheiros cítricos, como o de limão ou da laranja. São aromas energizantes, que influenciam na melhora do desempenho mental. O aroma cítrico pode ser usado no escritório, no local de trabalho, ou na área de estudos, em casa.

Para um noite tranquila 

Para dormir bem o óleo de lavanda que é rico em limoneno, cineol, nerol, eucaliptol, e cânfora.É considerado antiestresse por seu efeito sedativo no sistema nervoso central e auxilia a relaxar a mente, o corpo e as emoções. Acreditam os estudiosos que o óleo de lavanda restaura o equilíbrio mental, harmoniza os sentimentos, traz a consciência da realidade e a paz e exerce ação imediata no corpo e na mente devido à sua elevada vibração.Como no item anterior, o indicado é colocar este óleo no quarto, durante a noite.

Todos estes aromas indicados podem ser colocados em um difusor no quarto ou no ambiente onde você estiver no momento para poder aproveitar melhor os benefícios.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.