Você conhece o extrato de clorofila?

As clorofilas são os pigmentos naturais verdes mais abundantes presentes nas plantas e ocorrem nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. Possuem tom verde oliva e são obtidas de vegetais ou parte de vegetais como a grama elucerne. As clorofilas participam do processo de fotossíntese das plantas, mas quimicamente, a clorofila não é uma molécula isolada, mas compreende uma família de substâncias semelhantes entre si, designadas de clorofila a, b, c e d.Esses pigmentos naturais são fotorreceptores, ou seja, responsáveis pela absorção da luz. Essa luz absorvida é utilizada em reações fotoquímicas, em que as plantas captam a luz solar e a convertem em energia.

Mas para que serve a Clorofila?

Ela é essencial para a vitalidade na biosfera, ajudando as plantas a crescerem e assim a sustentarem a vida na Terra. Ela torna possível que as plantas sintetizem o próprio alimento e sejam a base de toda a cadeia alimentar. Diversos estudos associam a ingestão de frutos e vegetais a um menor risco de desenvolvimento de doenças e alguns estudos analisam especificamente o potencial da clorofila no corpo humano. Ela pode trazer diversos benefícios para nossa saúde e por isso é importante a ingestão de alimentos ou sucos verdes para que possamos aproveitar seus fitonutrientes.

São também usadas como corantes naturais e antioxidantes para restabelecer o teor natural destas moléculas em produtos alimentares ou para preparar produtos enriquecidos. Tais pigmentos podem ser quimicamente modificados antes de serem incorporados aos alimentos.A clorofilina cúprica, por exemplo, é um pigmento verde natural, obtido da clorofila pela hidrólise do fitil e metil esters.

Você conhece o extrato da clorofila?

O extrato de clorofila é uma boa fonte de nutrientes antioxidantes, como vitaminas A, C e E. Esses nutrientes ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo que podem causar danos para as células saudáveis. A substância aumenta a oxigenação e entrega de nutrientes para nossas células. Estudos associam a ingestão de clorofila com o aumento da produção de hemoglobina, sendo indicada no tratamento de anemia crônica. Outros benefícios de saúde associados à clorofila incluem a melhoria do odor corporal, tratamento para condições anti-inflamatórias e, devido ao seu teor de magnésio, alívio de nervosismo e controle da pressão arterial.

Nas utilizações da clorofila estão o emprego em produtos farmacêuticos e suplementos alimentares. Na medicina alternativa, é utilizada como cicatrizante, desodorizante, etc. Os efeitos biológicos deste corante natural têm sido estudados e as pesquisam demonstram fatores antimutagênico, anticarcinogênico, antioxidante e radioprotetor. A clorofila por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidativos, tem a capacidade de melhorar a habilidade de linfócitos humanos em resistir ao dano oxidativo induzido pela água.Ajuda no combate aos efeitos do envelhecimento e apoia na manutenção de tecidos saudáveis atribuindo à riqueza de antioxidantes e presença de magnésio. Ela estimula as enzimas antienvelhecimento e incentiva uma pele saudável e jovem. Também possui atividades antimicrobianas.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.