Ativos que deixam a sua pele mais bonita

Você vive buscando soluções para trazer mais saúde e cuidado para sua pele, não é? Afinal, quem não ama uma pele bem cuidada? Mas você sabe como funcionam os ativos?

Além de conferir sensibilidade através de seus receptores para tato, dor e pressão, a pele é responsável por desempenhar diversas funções vitais, como por exemplo, prevenção à perda de água; proteção frente a agressões físicas, químicas e microbiológicas do meio externo e ação termorreguladora.

Para que um ativo cosmético exerça seu efeito na pele, é necessário que sua molécula ultrapasse a barreira do estrato córneo e atinja seu local de ação. Se o ativo não for capaz de permear através do estrato córneo, o produto não desempenhará sua ação efetiva. Um ponto importante é que os ativos cosméticos devem penetrar até as camadas mais profundas da pele, principalmente da epiderme, para exercer sua ação, porém, não devem ser absorvidos pelo organismo, de modo a evitar um efeito sistêmico indesejado.

Assim para que possamos cuidar de forma mais efetiva de nossa pele existem no mercado cosméticos diversos produtos contendo ativos que conferem vários benefícios a nossa pele, podendo estes serem de origem vegetal, mineral ou sintética.

Os ativos hidratantes atuam principalmente na retenção da umidade interna da pele, sendo que alguns ativam essa capacidade e outros complementam. Entre os diversos tipos de substâncias hidratantes pode-se citar especialmente os ativos de alto peso molecular, como o colágeno que é uma proteína utilizada por ser semelhante à produzida pelo corpo humano, tendo como ação a retenção da água presente no tecido, que ao formar um filme, ajuda a reduzir a perda da umidade natural da pele, o ácido hialurônico que confere aspecto aveludado, macio e possui ação hidratante por se tratar de uma substância altamente higroscópica, que mantém o equilíbrio natural da pele. Agente filmógeno de hidratação, atua contra a perda excessiva de água e ajuda a manter o equilíbrio natural da pele ,  a glicerina e ureia, além dos que são essenciais, pois são encontrados naturalmente na pele, como por exemplo as ceramidas.

No caso de produtos para tratamento do envelhecimento cutâneo que tem sua origem a partir de fatores genéticos, aumento da oxidação celular, aumento de radicais, diminuição da reparação celular e também por alterações hormonais, o tratamento tópico do envelhecimento cutâneo é feito com vários tipos de substâncias, sendo que os mais comuns são: fotoprotetores, antioxidantes, vitaminas, ácidos fitoterápicos e retinóides.

Os retinóides são substâncias derivadas da vitamina A, com ação em receptores específicos. Ha receptores para proteínas e receptores para estruturas nucleares. Os retinoides mais comuns são o retinol, a isotretinoina, o adapaleno, o tazaroteno e o targretina. O ácido retinóico é um derivado da vitamina A. Atua regulando o crescimento das células da pele, melhora a pigmentação, aumenta os vasos e o colágeno e previne a ação deletéria do sol.

Existem também os ativos de origem vegetal como os óleos vegetais que além de conferir hidratação e emoliência a pele alguns apresentam substâncias capazes de retardar o envelhecimento cutâneo por exemplo; temos também os extratos vegetais que são compostos por uma gama variada de ativos vegetais em sua composição química e dispõem de benefícios diversos para o cuidado com o corpo. Por exemplo o Extrato de Aloe Vera que é rico em ácido parahidroxicinâmico um bactericida não irritante moderado e que além da ação antisséptica, possui ação anti-inflamatória. É estimulador da multiplicação celular e cicatrizante. Contribui para a hidratação do tecido. Já o Extrato de Cavalinha tem ação adelgaçante, antilipêmico, drenante, estimulante do metabolismo cutâneo e regenerador da epiderme. Melhora a elasticidade e resistência dos vasos sanguíneos.

A listagem de ativos para o cuidado da pele é extensa e diversificada e cabe a cada um escolher o melhor produto para sua pele e suas necessidades, assim como sempre que possível consultar um dermatologista.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.