Benefícios dos óleos essenciais para a beleza

O óleo essencial é um termo que designa substâncias aromáticas, geralmente de odor agradável e intenso, na maioria em forma líquida; são extraídos de plantas aromáticas por processos físicos como prensagem e destilação.

Mas para que servem esses óleos?

São muito utilizados na aromaterapia, terapia alternativa que trata do bem-estar físico e mental. Devido às suas  propriedades, diversos óleos essenciais possuem um grande potencial de aplicação na área da beleza, permitindo aos profissionais o tratamento individual e diferenciado de seus clientes, incluindo ações de fundo psicológico e energético, e também estético. Podem ter sua aplicação nos cuidados com a pele, como no caso das peles oleosas onde os óleos essenciais cítricos como laranja e limão podem ajudar a resolver problemas com a pele que tem a glândula sebácea muito exaltada. No caso de pele sensíveis, os óleos mais indicados são de rosa, sândalo e alecrim. Mas deve-se ter muito cuidado na hora da aplicação do óleo pois alguns não devem ser aplicados diretamente sobre a pele, podendo levar a reações alérgicas e irritações cutâneas, é preciso o uso de um veículo para que estes óleos atuem, uma base onde estes sejam misturados, como um creme neutro ou mesmo um óleo (vegetal).

Quais os tipos de óleos?

O óleo essencial de cipreste possui propriedades anti-séptica, antiinflamatória, adstringente e circulatória; já o óleo essencial de lavanda demonstrou atividades antibacteriana, sedativa e regeneradora da pele; enquanto que o óleo essencial de hortelã-pimenta mostrou propriedades anti-sépticas, antioxidante, analgésica, estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC) e estimulante da circulação periférica.

Os óleos essenciais podem ser combinados entre si, e aplicados a um carreador adequado, formando uma sinergia para aplicação na Estética.

Os óleos essenciais também beneficiam os cabelos e entre os mais indicados estão a melaleuca e o alecrim. A melaleuca ajuda em casos de descamação do couro cabeludo, e o alecrim aumenta a nutrição celular e diminui a queda dos fios. O método mais indicado para o uso é, com a ajuda de um óleo carreador (vegetal), aplicando em todo o couro cabeludo e massageando por cerca de alguns minutos, e depois enxaguar.

Agora que você já conhece os benefícios dos óleos, aproveite para cuidar melhor de você e do seu corpo.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.