Você sabia que os cheiros provocam emoções?

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Eu tô agitadíssima hoje, acho que por estar tão dedicada aos estudos do poder do olfato. Estou descobrindo coisas interessantíssimas para compartilhar com vocês.

Essa semana eu testei uma teoria. Vocês sabiam que um mesmo cheiro pode provocar sensações diferentes nas pessoas? Por exemplo, um cheiro mais cítrico, uma pessoa pode associar a frescor e leveza enquanto outra pode associar a um cheiro muito forte.

Achei incrível descobrir que o mesmo cheiro provoca sensações tão diferentes em cada pessoa.  Como vocês sabem que sou curiosa e adoro pesquisar, eu resolvi testar. Juntei um grupo de amigos aqui em casa, vendei os olhos deles e ofereci perfumes e produtos para ver o que eles associavam. Já pensaram em fazer isso? É muito divertido!

Coloquei quatro amigos sentados numa mesa, vendados e com as mãos livres. Eu entregava algo nas mãos deles para cheirarem e eles me diziam coisas que lembravam aquele cheiro, ou sensações que aquele cheiro provocava e eu anotei os resultados.

No fim, pude perceber que alguns cheiros trazem recordações de infância ou pessoas especiais, outros provocam emoções como sensação de limpeza, alegria e saudade.

Aproveitei a brincadeira e misturei vários líquidos para dar um cheiro bem ruim e ver a reação deles. A maioria respondeu que tinha nojo ou parecia alguma coisa suja.

Achei muito divertido ver eles reagindo aos estímulos olfativos e tentando descobrir o que era aquilo apenas através do olfato. O que acha de praticar também? Pode ser uma brincadeira divertida para fazer entre amigos e famílias, além é claro, de testar essa teoria.

Depois vem aqui no blog e me conta os resultados! Vou adorar acompanhar os comentários

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.