É comprovado cientificamente que uma ligação com a mãe tem o mesmo efeito de um abraço

Uma pesquisa divulgada no The Guardian e realizada nos Estados Unidos provocou pico de estresse em 61 meninas de 07 a 12 anos através de atividades de improviso e de exposição em público. As atividades elevavam o nível de estresse e a produção do cortisol (hormônio considerado responsável pelo estresse).  

 

As meninas foram divididas em 03 grupos, cada um tinha uma ação reconfortante: um grupo recebia a presença da mãe, o outro podia ligar para a mãe e o terceiro era encaminhado para uma sessão com um filme emocionalmente neutro.

 

Nos grupos que tinham algum contato com a mãe, os níveis de ocitocina (hormônio ligado ao prazer e a satisfação) cresceram, derrubando o cortisol. Essa análise foi realizada a partir da saliva e da urina das crianças participantes. A líder da pesquisa, Leslie Seltzer, afirmou que os níveis de ocitocina presente nas crianças que falaram ao telefone e aquelas que viram pessoalmente a mãe foi praticamente o mesmo, sem grandes diferenças.

 

Então não importa se estamos perto ou longe, no dia das mães vamos celebrar com aquelas que nos fizeram que somos a felicidade de tê-las em nossas vidas.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.