Cientificamente comprovado que ir a praia faz bem a saúde.

Você já teve aquela sensação de calmaria quando estava na praia? Já se sentiu renovada após um mergulho no mar? Entenda como a ciência explica o motivo dessas sensações.

Os benefícios psíquicos e físicos que a praia causa no nosso organismo vem sendo analisado e testado há muitos anos. No século XVIII era comum os médicos receitarem viagens para hospitais de banho, por acreditarem que aquelas clínicas especializadas em tratamentos com água salgada resultavam em melhorias no estado clínico do paciente.

Hoje, com o avanço tecnológico e o conhecimento mais profundo da ciência aplicada, conseguimos entender os reais benefícios da praia e da água do mar.

Ao chegar na areia da praia, provavelmente a primeira coisa que você vai perceber é o barulho das ondas. Aquele vai e vem da água, com intervalos regulares, um som suave e harmônico tem um efeito calmante para os nossos ouvidos, pois a regularidade desta onda sonora diminui o nível de cortisol do organismo, um hormônio acionado através de ruídos diretamente ligados ao estresse, como o trânsito. Por isso, com o cortisol em baixo nível, o estresse também abaixa, dando lugar a uma sensação de paz e calmaria.

É possível que você já tenha dado um mergulho no mar e sentiu-se mais calmo quando saiu da água. Isso acontece porque as ondas do oceano produzem íons negativos, uma alteração molecular que acelera a capacidade de absorção de oxigênio no nosso organismo. Com mais oxigênio sendo distribuído ao corpo, mais equilibrado é o funcionamento do organismo. Além disso, esses íons negativos equilibram o nível de serotonina, uma substância diretamente ligada ao humor e ao estresse.

Então na hora que você sentir necessidade de ficar mais calmo, vá a praia! Aproveite uns minutos na areia, ouvindo o ir e vir das ondas. Dê um mergulho caprichado e deixe as águas salgadas levarem para longe tudo aquilo que te tira a paz. São nas pequenas atitudes que moram as grandes transformações. Mantenha sempre seu bom humor e a mente calma para tirar melhor proveito das situações do dia a dia.

 

 

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.