Pensamentos positivos deixam o corpo mais saudável

 

O conjunto de pensamentos que elaboramos no nosso dia a dia tem uma influência poderosa no nosso corpo, podendo inclusive manter a nossa saúde cardíaca.

 

Nem todos os dias são de sol. Algumas vezes acordamos com pensamentos nublados, principalmente quando estamos sobrecarregados de estresse e problemas. São nesses dias que precisamos redobrar a atenção aos pensamentos que deixamos ficar instalados em nossa mente.

Deixar um pensamento negativo perpetuar no nosso dia é prejudicial ao nosso humor, a nossa produtividade e a nossa saúde.

Um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, monitorou um grupo de 2.618 pessoas durante 15 anos. Homens e mulheres que passariam por uma análise cardíaca foram convidados a responder um questionário sobre seus planos para sua vida e saúde. Passados 15 anos, os resultados apontam que aqueles que obtiveram respostas mais positivas possuíam 24% a menos de chance de sofrer complicações cardíacas.

Outra pesquisa realizada em Boston, analisou um grupo de homens e depois de 12 anos puderam identificar que daqueles que controlavam melhor suas emoções apenas 6% tinha sofrido alguma intercorrência cardíaca, contra 14% de vítimas por problemas no coração que não conseguiam ter um bom controle emocional.

Ou seja, pensamento positivo é sinônimo de coração mais saudável.

Então aqui vai algumas dicas de como mudar seu humor e ver o lado positivo da vida.

  1. Olhar o lado positivo das situações é uma escolha e pode ser praticada a todo momento. Todas as vezes que algum desafio surgir, exercite o pensamento “o que eu posso tirar de aprendizagem positiva dessa situação?”;
  2. Quando o pensamento negativo chegar, afaste as emoções e analise o seu problema de forma racional, visualizando a solução. Pensar na solução diminui a ansiedade;
  3. Na hora que vier o pensamento negativo, escolha ficar em contato com coisas que te trazem emoções positivas! Assistir vídeos e ver fotos que te deixam feliz como, por exemplo, filhotes brincando, crianças sorrindo, uma praia linda… tudo é válido para espantar a negatividade!
  4. Diminua as influências negativas do seu dia. Evite conversas tristes, assuntos que possam alterar seu humor e sua produtividade ou até mesmo pessoas que te irritam.

Você não precisa de mais provas para mudar as nuvens nubladas, não é? Abandone-as e comece a colorir o seu dia com sua cor favorita! Otimismo e felicidade são contagiantes, então tenha por perto pessoas que compartilham este sentimento e repasse a sua energia adiante!

 

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.