O poder dos exercícios respiratórios no nosso dia a dia

Você já parou para perceber a forma que você respira todos os dias? Você sabia que isso pode influenciar a sua ansiedade, estresse e até proporcionar rejuvenescimento a sua pele?

Respiramos quase que imperceptivelmente no dia a dia. É uma ação tão automática que apenas prestamos atenção quando algo não está certo. De modo geral, a respiração fica superficial e rápida, atendendo a demanda da correria da nossa rotina. Mas essa ação involuntária produz resultados em todo corpo, e a atenção para uma respiração correta pode trazer benefícios.

Veja algumas situações:

  1. Quando estamos muito ansiosos e inquietos. Pare 05 minutos e respire profundamente. Essa ação ajudará a regular a velocidade com que seus órgãos estão trabalhando, ajudando a diminuir o batimento cardíaco. O benefício é a diminuição da ansiedade e acalmar os nervos;
  2. Quando precisamos acelerar os pensamentos e ver uma situação de uma nova forma. Procure fechar os olhos, respirar fundo e concentrar-se no seu objetivo. A respiração profunda e lenta ajuda na oxigenação do cérebro. O benefício é um melhor funcionamento dos sentidos, ampliando sua zona de percepção.

Por ter uma atividade que impacta em todo o organismo, além desses benefícios, uma boa respiração ajuda a manter um bom sistema imunológico, auxiliando a regeneração dos tecidos; digestivo, por auxiliar os movimentos intestinais a serem regulados; e circulatório, por aumentar a quantidade de oxigênio no coração.

É possível ainda, manter a saúde da pele através da respiração. Por assistir a regeneração de tecidos e oxigenar melhor as células, a respiração correta retarda o surgimento de rugas e diminui a permanência de manchas.

Agora que você já sabe que a respiração correta traz inúmeros benefícios, analise a forma com que você inspira e expira, corrija as falhas e se preciso, consulte um médico especializado.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.