Descubra os segredos dos ativos naturais

A busca por uma vida saudável e livre de produtos químicos vem crescendo a cada dia e as pessoas buscam não só por uma alimentação mais saudável, mas também por produtos que podem ser utilizados nos cuidados com a beleza, trazendo benefícios a partir de produtos de origem natural. Os ativos naturais são obtidos exclusivamente da natureza, originários das plantas ou dos minerais. Existe no mercado uma infinidade de matérias-primas vegetais para o desenvolvimento de produtos nas indústrias de cosméticos e podemos destacar, por exemplo, os diferentes tipos e frações de plantas medicinais e extratos vegetais, corantes naturais, frutas, óleos vegetais, óleos essenciais e resinas.

Os extratos vegetais de plantas, possuem em sua composição princípios ativos utilizados em diversos tratamentos, servindo de base, principalmente, para os medicamentos fitoterápicos, mas também para serem aplicados na elaboração de novos produtos cosméticos.

Já os óleos vegetais  são compostos por ácidos graxos e em sua composição são encontrados ativos como ômega 3, 6 e 9 e também ativos responsáveis por atividades antioxidantes, emoliente e com alto poder de hidratação da pele e dos cabelos. São formados basicamente por triglicerídios, extraídos normalmente por prensagem mecânica e apresentam difícil evaporação.

Os óleos essenciais também são produtos extraídos de plantas aromáticas e estes são conhecidos por possuírem uma composição química complexa com até 300 constituintes diferentes. Suas propriedades variam desde atividades anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidantes, além se também atuarem no alívio do estresse e outras doenças a partir do seu uso na aromaterapia. Estes óleos também são a base de desenvolvimento das fragrâncias utilizadas nos perfumes em todo o mundo.

As frutas também compõem a base para a formulação de cosméticos e têm sido utilizadas em diversos produtos, especialmente em cremes, shampoos e condicionadores. Os diversos princípios ativos presentes nas cascas, folhas e polpas das espécies frutíferas indicam grande potencial de aproveitamento industrial, principalmente os exemplares de origem tropical.

Os ativos naturais por serem de origem natural costumam originar produtos com menos reações de hipersensibilidade e também em alguns casos existem produtos com ações superiores aos sintéticos. Além disso, o uso de produtos cosméticos com ingredientes naturais trazem valores associados a um estilo de vida e a conceitos como o “ambientalmente correto” e socialmente responsável. Apesar de naturais, estes ativos devem também ter garantia de qualidade, efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para o consumidor.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.