Você é uma pessoa positiva?

Ser positivo na maior parte do tempo parece muitas vezes uma difícil tarefa a ser cumprida. As responsabilidades familiares, de trabalho, de estudo, sociais, preenchem o tempo das pessoas (quando não falta tempo) de forma que pouco paramos para avaliar com clareza os acontecimentos positivos do cotidiano. Mas por que seria importante ser positivo? Que tipos de vantagens a positividade nos traz?

A pesquisadora Barbara Fredrickson da Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos, fez importantes descobertas ao estudar sobre as Emoções Positivas e suas funções na promoção de saúde e qualidade de vida. Essas emoções representadas pelo o amor, a alegria, a gratidão, o interesse e a esperança, se profundamente sinceras, podem mudar a nossa mentalidade em sintonia com a bioquímica do nosso corpo. Ou seja, o nosso corpo e mente ficariam mais saudáveis e dispostos para enfrentar as situações cotidianas de forma criativa.

Para isso, é necessário cultivar essas emoções fazendo coisas que explorem a sua positividade individual, como separar um tempo do seu dia para fazer tarefas que te promovem bem-estar, seja um hobby, ir a um local especial, praticar uma atividade física ou artística, estar junto de pessoas que você gosta. Esses momentos de felicidade, olhando e cuidando de si, desenvolvem as emoções positivas permitindo que elas aflorem mais facilmente em momentos difíceis, abrindo a mente para outras alternativas, além de fazer com que enxerguemos mais beleza ao nosso redor.

Porém não é saudável eliminar totalmente a negatividade, por mais estranho que isso pareça. Acontece que ela também pode ser um incentivo à mudança se balanceada com outras emoções positivas. A negatividade dá a chance de avaliar aquilo que precisa ser mudado. Então não se cobre tanto caso não consiga diminuir a negatividade rapidamente, toda mudança necessita de esforço e fluidez. Não é útil pressionar a si mesmo para ser positivo, pois pode produzir efeitos negativos. O importante é ser aberto, ser gentil consigo e, acima de tudo, ser verdadeiro.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.