Mitos e verdades sobre cosméticos veganos

Os cosméticos veganos são produzidos a partir de matérias primas vegetais e algumas sintéticas, onde nenhum dos componentes de sua formulação deve ser de origem animal, nem tão pouco devem passar por testes realizados em animais e a empresa responsável por seu desenvolvimento deve especificar estas informações no rótulo do produto, garantindo ao consumidor a ausência total de insumos animais ou testes em animais.

Em sua formulação podem existir insumos como extratos de plantas, manteigas vegetais como cupuaçu, murumuru, etc., Óleos vegetais como copaíba, andiroba, coco, dentre outros produtos que sejam totalmente de origem vegetal ou sintética.

Apesar do expressivo aumento de adeptos aos cosméticos veganos, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o impacto e benefícios na saúde ao eliminar o consumo de cosméticos com ativos de origem animal.

Desta forma temos uma lista de mitos e verdades:

VERDADE: Se eu usar um cosmético vegano estarei evitando o uso de produtos derivados de animais

Ao optar pelo uso de cosméticos veganos, evita-se o contato com produtos derivados de animais. Como por exemplo: ácido úrico (extraído de vacas), extratos de insetos mortos, cera de abelhas, colágeno hidrolisado obtido através de ossos e cartilagens de animais,  a lanolina obtida do sebo da lã de ovelhas, glicerina de origem animal e até óleo de tartaruga para a produção de cremes e shampoos. Nos processos de coleta destes insumos muitos animais morrem para que seja possível a extração destas substâncias e outros sofrem muito para a retirada de uma pequena quantidade destes. Assim ao evitar o uso de cosméticos tradicionais do seu dia a dia, você não contribui – e luta pela causa.

MITO: Meu cosmético não diz no rótulo que é testado em animais, então não deve ser.

Grande parte dos cosméticos produzidos pela indústria mundial contam com os testes em animais que podem ser usados para avaliar irritação e corrosão da pele (Draize Skin Test), irritação ocular (Draize Eye Test)  e toxicidade dos cosméticos. A experimentação animal se baseia nas observações dos efeitos de substâncias sobre organismos vivos, ou na observação de mudanças comportamentais em organismos privados de nutrir-se, de maneira geral, com regiões nervosas extirpadas, e fora de seu habitat natural. O experimentador se vale então de técnicas fisiológicas ou bioquímicas, para obtenção de dados qualitativos ou quantitativos sobre a ação de medicamentos e substâncias. Durante a realização dos testes os animais são submetidos a diversos procedimentos e na maioria das vezes estes são cruéis e até mesmo considerados torturas a alguns animais devido ao sofrimento causado ao mesmo. Com o avanço da ciência, hoje já é possível realizar estes testes sem que seja necessário o uso de animais, como tecnologias in vitro como Eytex, Skintex, entre outros e muitas industrias estão aderindo a estas novas metodologias devido ao apelo mundial pela extinção dos testes em animais, mas algumas ainda insistem no uso dos tradicionais experimentos com animais.

A escolha por cosméticos veganos exime o uso destes testes levando cada vez mais as industrias de todo o mundo a evitar estes procedimentos e ampliando assim a proteção aos animais. Leia o rótulo e veja se existe o selo vegano.

VERDADE: São mais apropriados para peles sensíveis

 Os cosméticos veganos apresentam formulações com menos ingredientes e também dão preferência para uso de matérias-primas vegetais, isso favorece àquelas peles muito sensíveis e propensas a alergias.

MITO: Cosméticos veganos não são tão eficazes quanto os convencionais

Os cosméticos veganos apresentam como diferença em relação aos convencionais a ausência de ingredientes de origem animal e de testes em animais. A eficácia dos cosméticos esta relacionada aos ativos presentes no produto e assim estes cosméticos substituem ativos de origem animal por ativos vegetais com as mesmas funcionalidades e eficácia e assim obtém-se um produto com menos ingredientes na formulação, o que reduz possíveis reações alérgicas, e que possuem mais ingredientes naturais, trazendo ainda mais benefícios a pele sem maltratar animais para sua produção.

comments

Add comment

Your comment will be revised by the site if needed.